quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

'O Inicio do futebol de areia'

O futebol de areia nasceu no Rio de Janeiro, cresceu, se profissionalizou e acabou exportando uma espécie de “jeito carioca de viver”. A história, as lembranças de alguns de seus principais personagens e o mundo que gira em torno deste esporte fazem parte da série “Ao Som do Mar, À Luz do Céu”, que estreia à 0h00 (de terça para quarta), na ESPN Brasil e ESPN Brasil HD.
Dirigida por Pedro Amorim, “Ao Som do Mar, À Luz do Céu” terá quatro episódios de 26 minutos. São cerca de 40 depoimentos, imagens de jogos atuais e de arquivo para contar a trajetória deste esporte que se confunde com a própria história do Rio. O casamento começou no início do século 20, quando Copacabana ainda era um imenso e pouco habitado areal, e o banho de mar, um método terapêutico. A popularização do esporte coincidiu com a descoberta, pelos cariocas, da praia como espaço de lazer. O que se seguiu foi a concretização de um destino que já estava traçado.


Grupos de amigos começaram a se organizar em times, dividindo-se de acordo com a geografia do bairro. Equipes como o Lá Vai Bola, Juventus, Radar, Copaleme e Ouro Preto foram algumas das primeiras a ganhar fama e títulos. A elas foram se somando outras, como Colorado, Areia e Copacabana. As partidas eram realizadas sempre aos sábados, sem direito a exceções, nem mesmo para casamentos. Os times exibiam seus craques que contavam com muita disposição e também com alguns truques. Os jogadores do Dínamo (incluindo o humorista Tião Macalé), por exemplo, tinham como regra nunca lavarem seus uniformes. Assim, sob o efeito do odor acumulado por inúmeras partidas, os adversários não conseguiam marcá-los no corpo a corpo.
Nos anos 70, no entanto, o futebol de areia caiu em declínio, assim como a cidade, que era assolada pela violência. Muitos times desapareceram, junto com suas torcidas e os campeonatos. Mas a parceria entre areia e futebol acompanha o momento de retomada que o Rio vive atualmente. Em meados dos anos 2000, o jogo voltou a ocupar diferentes trechos de areia da Zona Sul.
Além disso, gerou filhotes como o “beach soccer” que reduziu o número de jogadores em campo, ganhou novas regras e foi abraçado pela Fifa, que já organizou quatro Copas do Mundo – as últimas três vencidas pelo Brasil. Mas o velho futebol de areia, onze contra onze, permanece vivo nas praias de Copacabana.
Veja, abaixo, os dias de exibição de “Ao Som do Mar, À Luz do Céu”, série de documentários que é uma coprodução Conspiração e ESPN, realizada com recursos da Lei do Audiovisual, através da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo do Estado do Rio de Janeiro.

                                     !fonte!

0 comentários:

Postar um comentário